A Junta de Freguesia de Romariz, em pareceria com Câmara Municipal de Santa Maria da Feira informa que se encontram abertas as inscrições para os Passeios na Minha Terra de 2018, que terão como destino dois dos concelhos mais afetados pelos graves incêndios de 2017: Oliveira do Hospital e Arganil.

Ao longo do presente quadriénio, os Passeios na Minha Terra contemplarão, para além das visitas ao Património Material e Imaterial, uma forte componente solidária para com estes concelhos, através da doação de bens alimentares (Loja Social de Arganil)  e da oferta de cabras e ovelhas, para revitalizar os rebanhos destruídos (Oliveira do Hospital).

Por outro lado, os seniores participantes nos Passeios darão o seu contributo para a revitalização económica, cultural e turística dos concelhos a visitar, através da visita ao património, almoço nos restaurantes locais, compras de pequenas lembranças, bem como a revitalização social, através do encontro entre as pessoas e a oferta de bens urgentes e necessários.

A inscrição, que tem o valor de 9 euros por pessoa, poderá ser efetuada na Junta de Freguesia de Romariz.

No ato de inscrição, será solicitado o donativo de um bem alimentar, que será entregue às populações dos territórios a visitar.

Os Passeios na Minha Terra destinam-se aos seniores a partir dos 60 anos, residentes no concelho de Santa Maria da Feira, que este ano visitarão as Ruinas Romanas de Bobadela, o Museu Etnográfico, a Igreja Matriz e a Capela dos Ferreiras, no concelho de Oliveira do Hospital – Serra da Estrela.

Seguem-se as visitas à capela do Senhor do Sepulcro (Vila de Coja), à Igreja S. Pedro em Arganil, concelho integrado na Serra do Açor, classificada como Paisagem Protegida.

Terão ainda oportunidade de desfrutar de uma degustação de queijo da serra, doces e licores tradicionais.

Condições de Participação

Os seniores poderão efetuar a sua inscrição presencialmente na Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Centros Sociais e Juntas de Freguesia União de Freguesias;

As inscrições poderão ser também enviadas por correio, fax ou correio eletrónico para Divisão de Ação Social e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira;

Os seniores devem de proceder ao pagamento de 9 euros no ato da inscrição;

O sistema de seleção dos participantes nos passeios é por ordem de inscrição;

A base de dados dos inscritos será pública, com finalidade de poder ser consultada pelos inscritos;

Os participantes poderão fazer-se acompanhar pelos cônjuges, independentemente da idade;

Os seniores com mobilidade condicionada e problemas de saúde incapacitantes poderão também participar, sendo

disponibilizado transporte (carrinha da mobilidade) e roteiros adaptados, tendo como parceiros mais ativos os centros sociais e outras entidades.

Nestes casos, deverão obrigatoriamente ser acompanhados por elementos de família ou outros, mencionados pelos parceiros responsáveis;

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira disponibiliza 50 lugares por visita;

Os locais de partida e de chegada dos seniores serão sempre efetuados nos lugares previamente determinados (Junta de Freguesia, IPSS, Associações, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira);

Não será permitido o transporte de garrafas de vidro, ou similares, e malas dentro do autocarro. Os mesmos deverão ser acondicionados dentro da bagageira;

Não será permitido comer dentro do autocarro;

Estas visitas serão acompanhadas por um técnico da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira;

Os participantes devem comparecer nos locais e horários previamente determinados (Junta de Freguesia, IPSS, Associações, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira);

Os seniores devem no ato de inscrição informar se levam almoço ou se o fazem em Restaurante ou em IPSS local;

Todos os participantes estão cobertos por um seguro.

Cronograma Passeios na Minha Terra

Maio: 16, 23, 24, 29 e 30

Junho: 6, 7 13, 20 e 21

Julho: 4, 11, 18 e 25