PROGRAMA MOVIMENTO E BEM ESTAR

O que é? É um programa de atividade física regular e diversificada que tem como estratégia melhorar a qualidade de vida dos seniores do Concelho de Santa Maria da Feira e sensibilizar para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.  A prática do exercício físico orientado no programa baseia-se em princípios fundamentais da prescrição de exercícios (duração, frequência, intensidade e tipo de atividade). As atividades desenvolvidas são diversificadas e adaptadas às características do grupo de seniores participantes, tendo em conta as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Desenvolvem-se atividades de reconhecimento do esquema corporal, rítmicas e expressivas, aquáticas, ao ar livre, jogos e desportos.

A quem se destina? Pessoas residentes no Concelho de Santa Maria da Feira com 60 ou mais anos.

Objetivos: Promover a prática do exercício físico, associado a um estilo de vida mais ativo; – Contribuir para a melhoria da saúde, autonomia e qualidade de vida dos participantes; – Fomentar a participação social e comunitária.

Como Participar? Os seniores devem fazer proceder à sua inscrição, na Junta de Freguesia, no período compreendido entre setembro e julho, sendo obrigatório apresentar atestado médico emitido pelo seu médico de família e aderir ao seguro de acidentes desportivos.

Atividades:

– Ginástica de Manutenção

– Hidroginástica;

– Caminhadas;

– Matinés Dançantes – Jogos de Natal e da Páscoa;

– Olimpíadas Seniores;

– Comemoração do Dia Mundial da Saúde.